Tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital

Em vigor há pouco mais de um mês, a nova Carteira de Trabalho Digital, apesar de trazer benefícios para trabalhadores e empregadores, gerou dúvidas entre muitos brasileiros.

A portaria que foi assinada por Rogério Marinho, estabelece que o documento físico continua válido, porém, as novas emissões devem ser feitas preferencialmente por meio eletrônico, que terá como identificação única o número de inscrição do trabalhador no CPF.

Os trabalhadores poderão habilitar o documento pelo site do governo ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e acompanhar todas as anotações. O governo receberá todas as informações relativas aos trabalhadores de forma unificada: os vínculos empregatícios, as contribuições previdenciárias e folhas de pagamentos.

Diferentemente da carteira física, que pode ser danificada ou até mesmo perdida, a carteira digital mantém seguras todas as informações. Além disso, o trâmite para se preencher a carteira ficou mais rápido e todas as informações lançadas no eSocial migram de forma automática para a carteira digital.

Comentários